A Fifa retirou o Santos da lista de clubes penalizados com o transfer ban, que impede que o clube realize contratações. No caso do Peixe, esse veto era de três janelas de transferências.
Nesta semana, como havia adiantado o ge, oSantos pagou 2,56 milhões de euros (cerca de R$ 15,3 milhões na cotação atual) ao Arouca, de Portugal, pela transferência de João Basso. Essa pendência foi o que motivou a punição imposta pela Fifa.
Com o fim da sanção, o Peixe está liberado para registrar o volante uruguaio Christian Oliva. O jogador, contratado junto ao Nacional, do Uruguai, já estava frequentando o CT Rei Pelé, mas o veto ao clube veio antes que houvesse a regularização do atleta
A tendência é que Oliva possa ficar à disposição do técnico Juan Pablo Vojvoda para o confronto contra o Mirassol, pela quinta rodada do Campeonato Brasileiro. Os times se enfrentam no dia 10 de março, às 21h30 (de Brasília), no Maião, em Mirassol.
Em janeiro, a Corte Arbitral do Esporte (CAS) confirmou a condenação do clube na Fifa pela dívida na contratação de Basso, que chegou à Vila Belmiro no ano de 2023, sob a gestão Andrés Rueda.
O clube tinha 45 dias para pagar os pouco mais de R$ 15 milhões, mas não quitou o débito com o clube português.
No último dia 19, a Fifa publicou o Santos na lista dos clubes vetados de registrar novos jogadores por três janelas como punição, o que surpreendeu a diretoria. Havia o entendimento que o valor poderia ser quitado até dia 26.
Fonte/Créditos: Globo Esporte
Créditos (Imagem de capa): Globo Esporte
Comentários: