Portal de Notícias Demonstrativo - Sua fonte de notícias na cidade de ...

MENU

Notícias / Barueri

Saúde mental é debatida por profissionais de Barueri e municípios vizinhos

Os participantes foram divididos em grupos para aprofundar discussões sobre histórico, políticas e práticas de cuidado psicossocial.

Saúde mental é debatida por profissionais de Barueri e municípios vizinhos
A-
A+
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

Ocorreu na manhã de quinta-feira, 13 de novembro, a 2ª edição do Fórum Intermunicipal dos CAPS I/J (Centros de Apoio Psicossocial da Infância e da Juventude) da Região Oeste, promovido pela Secretaria de Saúde de Barueri. O tema central foi: “A História da Saúde Mental no Território e a Produção de Saúde e Doença”.  

O evento contou com a participação de diversas secretarias de Barueri, incluindo as da Mulher, SDPD, Família e Educação, além de entidades como Apae Barueri, CRPI (Centro de Referência da Primeira Infância), Creas (Centro de Referência Especializado em Assistência Social) e uma expressiva comitiva do Projeto Matraca. Também estiveram presentes uma representante do governo do Estado de São Paulo, duas profissionais da Secretaria de Saúde de Osasco e Leandro Kdeira, presidente do Conselho Municipal de Assistência Social de Barueri (CMDCA) e coordenador geral do Instituto Barueri Paralímpico (IBP).  

A dinâmica  

Leia Também:

Para debater o tema, a diretoria do CAPS I/J dividiu os participantes em quatro grupos – azul, laranja, rosa e verde. “O objetivo de dividir os participantes em grupos foi facilitar a moderação, permitindo uma escuta mais atenta e qualificada, garantindo a eficácia das intervenções”, explica Fernanda de Alcântara Savignano, chefe técnica do CAPS I/J.  

Ela também destacou as vantagens do formato:  

  • Troca de experiências mais aprofundada;  

  • Criação de um ambiente seguro e acolhedor;  

  • Sentimento de pertencimento e apoio mútuo;  

  • Foco em tópicos específicos;  

  • Desenvolvimento de habilidades de relacionamento, empoderamento e autonomia.  

Após as discussões, os participantes se reuniram novamente na sala principal e definiram as datas dos três próximos fóruns para o primeiro semestre de 2026:  

  • Fevereiro, na Secretaria da Mulher de Barueri, com o tema “O que é Cuidar da Saúde Mental?”;  

  • Abril, na SDPD;  

  • Junho, no CAPS I/J de Osasco.  

Durante o evento, uma representante da Secretaria da Mulher anunciou também a realização de um curso de letramento LGBT+, com o objetivo de promover o respeito à diversidade. O curso acontecerá no dia 28, na sede do Cioeste (Alameda Xingu, 350 – 11º andar), em Alphaville.  

Palavra de visitantes  

Mayra Freire, psicóloga, e Joana Cunha, terapeuta ocupacional, representaram o CAPS I/J de Osasco no Fórum. “Viemos para trocar experiências”, afirma Joana. “É muito bom saber o que os outros municípios estão fazendo pela saúde mental”, acrescenta Mayra.  

Durante os debates, as profissionais participaram de grupos diferentes para ampliar a troca de conhecimentos. Osasco, com 728 mil habitantes segundo o censo de 2022, é a cidade mais populosa da Região Oeste e a sexta do Estado. 

Fonte/Créditos: Prefeitura de Barueri

Créditos (Imagem de capa): Prefeitura de Barueri

Comentários:

Rede Barueri News

Publicado por:

Rede Barueri News

Lorem Ipsum is simply dummy text of the printing and typesetting industry. Lorem Ipsum has been the industry's standard dummy text ever since the 1500s, when an unknown printer took a galley of type and scrambled it to make a type specimen book.

Saiba Mais

Veja mais

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!