A Portuguesa vive um dos momentos mais consistentes dos últimos anos. Classificada para as quartas de final do Paulistão com a melhor campanha como visitante, a Lusa aposta no técnico Fábio Matias para seguir avançando no mata-mata.
Em entrevista ao ge, o treinador falou sobre a boa fase vivida no clube. Prestes a completar cinco meses no comando, Matias admite o momento especial, mas não deixa o clima de euforia tomar conta do vestiário.
— O treinador tem que tomar cuidado. Do mesmo jeito que hoje sou ovacionado, amanhã posso perder dois jogos e começar a ser vaiado. Fico feliz pelo reconhecimento da torcida, é sinal de que montamos um time aguerrido e identificado com o clube. Mas ainda estamos no futebol brasileiro e sabemos que isso pode mudar da noite para o dia — disse.
— O treinador tem que tomar cuidado. Do mesmo jeito que hoje sou ovacionado, amanhã posso perder dois jogos e começar a ser vaiado. Fico feliz pelo reconhecimento da torcida, é sinal de que montamos um time aguerrido e identificado com o clube. Mas ainda estamos no futebol brasileiro e sabemos que isso pode mudar da noite para o dia — disse.
Trajetória
Campeão da Copinha pelo Internacional em 2020 e com quase cinco anos de trabalho na base do clube gaúcho, Matias chegou a 100 jogos como técnico no profissional contra o São Paulo, na quarta rodada do Paulistão. O tempo, para ele, é a maior mudança ao treinar uma equipe principal.
— Na base, a gente tem mais duração em termos de trabalho. Quando está no profissional, eu falo sempre da regra dos cinco jogos para o treinador brasileiro. Na maioria das vezes, o estrangeiro acaba tendo dez ou 11 partidas. Mas, se o brasileiro tiver cinco jogos sem resultados, teoricamente tende a ser demitido — explicou.
Fábio Matias conviveu com essa regra nos últimos trabalhos. As passagens por Coritiba e Atlético-GO duraram menos de dois meses. No Juventude, o comandante teve um período maior, porém, também foi demitido após uma sequência negativa.
— Nesse tempo de Juventude, saí com um aproveitamento de 52%, é alto para a série A do Campeonato Brasileiro. Mas aí entrou novamente a regra dos cinco jogos. Culturalmente o futebol brasileiro sacrifica muito. Quem sustenta a pressão continua. Quem não aguenta, acaba mudando de profissão, vai fazer outra coisa — contou Matias.
Campeão da América
Antes de treinar o Coritiba, sua primeira equipe profissional, Fábio Matias teve a oportunidade de comandar interinamente o elenco principal do Botafogo. Ele era auxiliar técnico permanente do Glorioso e assumiu a equipe com a saída de Tiago Nunes no início de 2024.
Matias comandou o clube carioca em três partidas na Pré-Libertadores e na estreia da fase de grupos. Ao final da competição, recebeu uma medalha de campeão de John Textor pela participação no processo.
— Até hoje tenho residência no Rio de Janeiro e a torcida me encontra, me agradece por esse período. É especial. Ter participado e ser reconhecido posteriormente foi muito gratificante. Foi uma equipe que construiu uma ótima sinergia mesmo após os resultados ruins de 2023 — contou.
Fonte/Créditos: Globo Esporte
Créditos (Imagem de capa): Globo Esporte
Comentários: