O técnico foi julgado nesta segunda-feira com base no Artigo 11.2 nos literais B e C do Código Disciplinar da Conmebol, por "comportar-se de forma ofensiva", pelo processo disciplinar aberto pela entidade ainda no início do mês.
A multa será debitada automaticamente do valor que o clube tem a receber da entidade referente a direitos de transmissão e patrocínio.
O que aconteceu?
Na ocasião da partida, Abel mostrou o dedo do meio para o atacante Flaco López, conforme relatou na entrevista.
– É o jogador que mais dou na cabeça. Viram ele a fazer assim (mostrando um "joinha") para mim? Eu fiz um gesto para ele. Porque cobro muito ele – revelou o treinador, em referência ao dedo mostrado.
Quando voltou a dar entrevistas, já que passou um período cumprindo suspensão no Brasileiro, Abel pediu desculpas pelo ocorrido.
– Pedir desculpa pelo gesto que fiz no último jogo. Não foi para provocar ninguém, mas a imagem foi tão fechada, que queria pedir desculpa pelo meu gesto. Foi um erro, mesmo sem querer provocar ninguém. É o treinador do Palmeiras entender que é muito mais do que um treinador de futebol e por isso reconhecer meu erro – afirmou.
Este foi o segundo procedimento disciplinar aberto contra Abel Ferreira em 2026. Em abril deste ano, ele recebeu uma advertência formal do Comenbol
pela infração ao mesmo Artigo 11.2, mas nos literais D e F do Código Disciplinar, por críticas ao VAR.
O técnico citou o “VAR que não funcionou da Conmebol” em alusão à final da Libertadores de 2025, quando a arbitragem não foi chamada para o lance de possível expulsão de Erick Pulgar.
Depois da advertência, o treinador disse que não seria escudo e mudaria o estilo das entrevistas.
– Não posso falar na Conmebol, parece que estamos proibidos de falar. Não me faça perguntas disso - declarou, após uma pergunta sobre o fato de o Cerro Porteño ter encurtado o campo para o empate em 1 a 1.
Fonte/Créditos: Globo Esporte
Créditos (Imagem de capa): Globo Esporte
Comentários: