Portal de Notícias Demonstrativo - Sua fonte de notícias na cidade de ...

MENU

Santos

Santos tem mais de 40 saídas na gestão Marcelo Teixeira; veja lista

Liderado por Alexandre Mattos, clube tenta "responder" cobrança da torcida com reformulação no elenco; transferências de Tiquinho e JP Chermont não de

Santos tem mais de 40 saídas na gestão Marcelo Teixeira; veja lista
A-
A+
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

O processo de reformulação no Santos atingiu uma marca significativa, chegando a mais de 40 saídas entre emprestados, fim de contrato, vendas e rescisões na gestão Marcelo Teixeira, iniciada em janeiro de 2024. Os mais recente foram Tiquinho Soares, negociado com o Mirassol, e JP Chermont, emprestado ao Coritiba.

O próximo deve ser Alexis Duarte, zagueiro que está fora dos planos. Ele, que também atua pela seleção paraguaia, desperta o interesse do futebol mexicano.

Com a iminente saída de Duarte, o Santos deve ficar mais perto de encerrar reformulação do plantel. Além do paraguaio, há jogadores com baixa ou nenhuma minutagem, como o volante Tomás Rincón, com seis minutos jogadores em 2026.

O zagueiro paraguaio tende a ser o sexto a deixar o clube sob a gestão de Alexandre Mattos. Já se transferiram da Vila Belmiro os atacantes Gustavo Caballero (emprestado para o Portsmouth) e Bilal Brahimi (rescisão de contrato), além do meio-campista Victor Hugo, negociado com o Atlético-MG. E dos já citados Chermont e Soares.

No caso de Victor Hugo, que estava emprestado pelo Flamengo, o Santos recebeu 250 mil dólares (R$ 1,4 milhões), equivalentes a 10% do valor pago pelo Galo ao Rubro-Negro.

Se contar as contratações de toda a gestão Marcelo Teixeira, a lista de saídas aumenta para 15 dos 45 atletas negociados, pouco mais de 33%: Diego Pituca, Patrick, Luisão, Deivid Washington, Guilherme, Leo Godoy, Gabriel Verón, Aderlan, Gil, Rodrigo Ferreira e Tiquinho Soares chegaram na atual gestão e já não fazem mais parte do clube.

Há ainda casos que geraram críticas nos bastidores, como de Andrey Quintino. O jogador, que nunca atuou pelo profissional do Peixe, tinha contrato até o fim do ano, mas renovou e foi emprestado ao Confiança-SE.

Entre as vendas, as mais lucrativas foram dos jovens Souza e Luca Meirelles, ambos jogadores criados nas categorias de base da Vila Belmiro. Souza foi vendido para o Tottenham por 15 milhões de euros (R$ 94 milhões) - o Santos teve direito a receber pouco mais de R$ 82 milhões pelo negócio.

O atacante, por outro lado, rendeu uma venda de 10 milhões de euros (R$ 63,5 milhões). O Peixe, que possuía 70% dos direitos econômicos, manteve 15% do atleta, pensando em uma negociação futura.

Jogadores que deixaram o Santos

Vendas Rescindiram Empréstimos Fim de contrato
Zanocelo Brahimi JP Chermont (Coritiba) Matheus Mina
Soteldo Leo Godoy João Paulo (Bahia) Gabriel Miranda
Luca Meirelles Gabriel Verón Andrey Quintino (Confiança-SE) Victor Michell
Diego Borges Júlio Furch Enzo Monteiro (Cheonju-COR) Messias
Victor Hugo Diego Pituca Felipe Laurindo (Cianorte-PR) Vinicius Baliero
Nonato Aderlan Hayner (Vila Nova-GO) Matheus Nunes
Souza Rodrigo Ferreira Hyan (Avaí) Luiz Felipe
Guilherme Gil João Fernandes (Confiança-SE) Rodrigo Fernández
  Deivid Washington Luisão (Goiás)  
  Balão Patrick (Remo)  
  Kevin Malthus Sandry (Criciúma)  
  Ed Carlos Caballero (Portsmouth-ING)  
  Gabriel Simples Nathan (Juventude)  
    Kevyson (Ponte Preta)  
    Enzo Boer (Santo André)  
    Tiquinho Soares (Mirassol)  

 

Protestos e cobranças

 

Antes da goleada aplicada no Velo Clube, por 6 a 0, e da classificação às quartas de final do Paulistão, a diretoria foi alvo de um forte protesto na entrada social da Vila Belmiro. Torcedores questionaram a chegada de atletas pouco utilizados e a saída de jovens talentos.

A janela deste ano, porém, tem sido positiva. Todos os jogadores contratados em 2026 estão sendo usados por Vojvoda no time: o volante Gabriel Menino e os atacantes Rony, Gabriel Barbosa e Moisés. O próximo a chegar será Christian Oliva, volante do Nacional, do Uruguai.

A cobrança em cima da diretoria não é de hoje. Depois do vice-campeonato do Paulistão de 2024, o acesso à Série B veio com título, mas com direito a protesto dos torcedores na Vila Belmiro no dia da entrega do troféu.

No ano passado, eliminação na semifinal do estadual para o rival Corinthians, queda precoce na Copa do Brasil contra o CRB e briga contra o rebaixamento até a última rodada do Brasileirão, quando o Peixe venceu o Cruzeiro e, além de se salvar da Série B, conseguiu a classificação para a Sul-Americana.

Nesta temporada, o Santos chegou a ter uma marca de sete jogos sem vencer e esteve ameaçado pelo rebaixamento no Paulistão, mas confirmou a classificação com a goleada na última rodada, contra o Velo Clube. No Brasileirão, o time de Vojvoda ainda não venceu - são duas derrotas e um empate em três jogos.

 

Fonte/Créditos: Globo Esporte

Créditos (Imagem de capa): Globo Esporte

Comentários:

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!