Portal de Notícias Demonstrativo - Sua fonte de notícias na cidade de ...

MENU

Notícias / Cidades

Câmara de Osasco promove fórum sobre combate ao trabalho infantil

Participaram especialistas, que focaram na realidade local

Câmara de Osasco promove fórum sobre combate ao trabalho infantil
A-
A+
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

A Câmara Municipal de Osasco realizou, na manhã desta segunda-feira (9), o Fórum da Semana de Combate ao Trabalho Infantil. A iniciativa foi promovida pela Comissão da Criança, do Adolescente, da Juventude e da Mulher, presidida pela vereadora Elsa Oliveira (Podemos).

A abertura contou com apresentação do coral do Instituto Hatus, que trabalha o desenvolvimento sociocultural de crianças e adolescentes por meio da música. Em seguida, a vereadora Elsa ressaltou a importância do tema. “Essa luta é de todos nós, é uma responsabilidade do poder público, das instituições, do terceiro setor, da sociedade civil e de cada cidadão. A gente não pode aceitar isso como algo normal ou parte da vida. A criança não pode trabalhar, ela precisa estudar, brincar, sonhar e crescer com dignidade”, declarou.

O vereador Heber do JuntOz (PT) reforçou a necessidade de falar abertamente sobre a questão. “Precisamos encarar frente a frente a questão, falar sobre o problema e legislar sobre. É um assunto que a gente precisa sempre estar falando”, declarou. 

Leia Também:

O evento reuniu especialistas para discutir a questão em Osasco. Participaram como palestrantes as advogadas Letícia da Cunha Sanches e Graziela Macedo, o psicólogo José Machuco Jr. e o supervisor do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI), Horácio Luiz.

A advogada Letícia Sanches destacou dados preocupantes sobre o perfil das vítimas de trabalho infantil. “O trabalho infantil tem cor, raça e classe social. As mulheres entre 5 e 17 anos estão cada vez mais fora da escola e dentro do trabalho infantil, bem como os meninos, na maioria pretos e pardos”.

José Machuco Jr., psicólogo do PETI Osasco, ressaltou o impacto do problema: “O trabalho infantil rouba sonhos e um futuro melhor”.

Já Horácio Luiz, presidente da Comissão Municipal de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil, apresentou dados do município, mostrando que, em 2024, foram registradas 62 denúncias, sendo 60 pelo 156 e duas pelo SIPIA - Sistema de Informação Para Infância e Adolescência. Segundo ele, a maioria dos casos ocorreu na região central, somando 37.

“É necessário fazer mais mobilização. Precisamos de mais materiais e de mais recursos para que possamos estar na rua e conscientizar as pessoas sobre o trabalho infantil”, disse Horácio, que alertou sobre os prejuízos que o trabalho infantil provoca no desenvolvimento das crianças e adolescente.

A ex-conselheira tutelar Graziela Macedo encerrou as falas com um apelo sobre quais ações devem ser tomadas para efetivamente acabar com o trabalho infantil. “Osasco tem como ser referência no combate ao trabalho Infantil”, frisou Graziela.

A relatora da Comissão da Criança, do Adolescente, da Juventude e da Mulher, vereadora Stephane Rossi (PL), mediou perguntas do público e ressaltou que a erradicação do trabalho infantil deve ser uma causa de toda a sociedade, sem viés partidário.

O secretário municipal de Assistência Social, José Carlos Vido, lembrou que o Brasil assumiu o compromisso de erradicar o trabalho infantil até 2025, conforme os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), mas reconheceu que a meta não foi atingida. “Cumpre destacar que, em Osasco, tivemos alguns avanços como a reativação do PETI. Mas, que municípios conseguiram erradicar o trabalho infantil? Onde efetivamente está erradicado o trabalho infantil? Acho que em nenhum. E a grande maioria pouco fez. Essa ação é responsabilidade de todos nós, de toda a sociedade, não apenas do Executivo”, apontou o secretário.

A Comissão da Criança, do Adolescente, da Juventude e da Mulher é composta por Elsa Oliveira (presidente), Stephane Rossi (relatora), Elania Silva (PSD), Heber do JuntOz (PT) e Pedrinho Cantagessi (União). O vereador Josias da Juco (PSD) e o secretário-adjunto de Assistência Social também prestigiaram o evento.

Fonte/Créditos: Câmara Municipal de Osasco

Créditos (Imagem de capa): Câmara Municipal de Osasco

Comentários:

Rede Barueri News

Publicado por:

Rede Barueri News

Lorem Ipsum is simply dummy text of the printing and typesetting industry. Lorem Ipsum has been the industry's standard dummy text ever since the 1500s, when an unknown printer took a galley of type and scrambled it to make a type specimen book.

Saiba Mais

Veja mais

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!